Cooperativa de reciclagem faz campanha porta a porta nos bairros em Catanduva

Compartilhe:

Esse trabalho de separação, descarte ou comercialização de recicláveis existe desde 2013

 

A cooperativa Recicla Catanduva, a partir de parceria com a Prefeitura e a Superintendência de Água e Esgoto (SAEC), está promovendo uma campanha de conscientização porta a porta. A iniciativa é feita por meio de convênio com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

 

O objetivo é explicar a importância da separação do lixo orgânico de materiais recicláveis e, de quebra, informar sobre os dias de coleta nos bairros visitados.

 

Em Catanduva, o trabalho de separação e descarte ou comercialização de recicláveis existe oficialmente desde 2013. Porém, a quantidade de material recolhido está longe de se tornar o ideal. Em 2017, de acordo com levantamentos da Prefeitura e cooperativa, foram 604 toneladas recolhidas; 510 toneladas deste total comercializadas.

 

A estimativa de lixo reciclável gerado em Catanduva anualmente é de, aproximadamente, 42.600 toneladas, sendo que 25% deste total são rejeitos.

 

A educação ambiental não formal envolvendo a coleta seletiva requer o desenvolvimento de diversas ações, uma vez que se faz necessário uma divulgação contínua e ininterrupta através de abordagens diferentes visando à sensibilização da população. 

 

“Os cooperados fazem a abordagem junto à população no sentido de divulgar o horário da coleta e, principalmente sensibilizar os munícipes da importância de aderir ao projeto”, diz a chefe de divisão de limpeza urbana em Catanduva, Daniela Amaral.

 

Outros projetos, em parceria com o Instituto Federal do Estado de São Paulo (IFSP), campus Catanduva, estão sendo realizados em busca de estratégias voltadas ao aumento do volume de resíduos coletados e encaminhados à cooperativa.

 

Informações sobre a coleta podem ser obtidas pelo telefone (17) 3531-0615.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia