Cuidados paliativos: a melhor forma de cuidar

Compartilhe:

Cuidados paliativos são a assistência que promove a qualidade de vida do paciente acometido por doença grave e ameaçadora da vida e de seus familiares durante o processo de hospitalização. Com o intuito de esclarecer e desmistificar dúvidas sobre este cuidado, o Hospital Emílio Carlos/HEC promoveu,  nos dias 19 e 20 de maio, o treinamento Cuidados Paliativos: a melhor forma de cuidar, com a médica paliativista Dra. Mariana Ramires e a psicóloga do Comitê Hospital Amigo do Idoso, Nínive M. F. do Nascimento.

Com o intuito de capacitar a equipe multiprofissional do HEC, que presta assistência direta aos pacientes, o objetivo é enfatizar a importância da humanização e o acolhimento no processo de cuidado. A ação integra as atividades para a obtenção do Selo Pleno do programa Hospital Amigo do Idoso, no qual o “Emílio Carlos” possui atualmente o Selo Intermediário.

“O principal objetivo da capacitação, além de desmistificar conceitos e práticas no cuidado paliativo, foi realizar uma roda de conversa, onde os colaboradores colocaram suas dúvidas, angústias e desafios no dia-a-dia do cuidado a esse paciente que é tão complexo e frágil ao mesmo tempo”, explicou a médica Mariana Ramires.

O treinamento contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente/NEP e Gestão da Qualidade da Fundação Padre Albino.

Fotos: Comunicação FPA

Compartilhe:

Post Author: Sonia