Saúde capacita profissionais para campanha ‘Fique Sabendo’

Compartilhe:

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, deu início aos preparativos para a Campanha Fique Sabendo – que tem o objetivo de ampliar o diagnóstico do HIV. A ação é coordenada pela equipe do Programa Municipal DST/Aids e será realizada entre os dias dia 1º e 7 de dezembro.

Para a campanha, Catanduva solicitou 1.350 testes rápidos de HIV, que serão distribuídos em toda a rede de atenção básica: unidades de saúde, Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Hospital Emílio Carlos.

Dentre as etapas que antecedem a campanha, está a capacitação dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica de Saúde para o atendimento nos postos. Ao todo, 14 enfermeiros e dentistas estão em processo de qualificação.

O conteúdo didático foi aplicado de forma on-line. Atualmente, o grupo passa por estágio prático presencial no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA).

Atendimento 

Por ocasião da campanha, uma das estratégias de atendimento consiste em ampliar o horário de funcionamento do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) até às 20 horas, no dia 1º de dezembro. O posto também estará aberto para a testagem, excepcionalmente, no sábado, dia 7 de dezembro, das 8 às 12 horas.

O CTA fica localizado na rua Paraíba, esquina com a rua Pará, no Centro.

Teste rápido 

O teste é feito com um furinho no dedo e leva entre 15 a 20 minutos para ficar pronto. O laudo é entregue ao paciente, que é encaminhado para acompanhamento e tratamento especializado no SAE, em caso de resultado positivo para o vírus.

Imagem: Arquivo/Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia