Gestão financeira é determinante para o sucesso do negócio

Compartilhe:

Docente do Senac Catanduva lista dicas para uma boa gestão financeira

 

O ano de 2020 foi bastante positivo no que diz respeito à abertura de empresas no Brasil. Ao todo, foram abertos 3,3 milhões de novos negócios, segundo levantamento da Serasa Experian. O número representa um crescimento de 8,7% em comparação com 2019 e é o maior desde 2011, início da série histórica da Serasa.

No entanto, passado o trabalho inicial de dar o pontapé em um novo negócio, vem o desafio de torná-lo durável. No Brasil, a maioria das empresas fecha suas portas nos primeiros anos de vida, enquanto outras não têm capacidade de sobreviver a crises devido às deficiências na gestão empresarial.

Segundo a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados até 2018, mais de 70% das empresas fundadas no país fecharam suas portas em menos de dez anos de existência.

Os fatores que podem levar ao encerramento das atividades de uma empresa são diversos, mas muitos estão ligados diretamente ao setor financeiro, como falta de planejamento, acompanhamento inadequado de ganhos e gastos, custos desnecessários, entre outros.

“A gestão financeira é importante para as empresas, pois possibilita entender o que está acontecendo dentro do negócio em termos de possíveis ameaças e oportunidades. E o planejamento das entradas e saídas de caixa a curto e longo prazo facilita a tomada de decisão. Com isso é possível organizar e controlar as informações financeiras, possibilitando o desenvolvimento das estratégias com base nos indicadores financeiros”, aponta o docente da área de gestão e negócios do Senac Catanduva, Cyro José Martins.

Para qualquer tipo de negócio é fundamental que os gestores tenham consciência da importância de ter profissionais qualificados para fazer a organização, planejamento e controle das informações.

Veja cinco dicas para uma boa gestão financeira de uma empresa:

●     Planejamento: estabelecer ações no presente com foco no futuro;

●     Precificação: calcular corretamente os preços de venda para segurança na negociação com o cliente;

●     Controle de resultado: identificar quanto a empresa está tendo de lucro dentro do seu negócio (indústria, comércio ou prestação de serviço);

●     Controle dos gastos: estabelecer um orçamento empresarial com valores determinados para pagamento;

●     Investimentos: planejar onde a empresa vai investir e qual o retorno esperado na operação.

Cursos no Senac

O trabalho bem realizado na área financeira de uma empresa está atrelado a uma formação adequada, por isso, o Senac Catanduva está com inscrições abertas para cursos ligados à área de gestão financeira. Entre as ofertas estão Fluxo de Caixa, Técnicas de Negociação e Cadastro, Crédito e Cobrança.

Para mais informações sobre os cursos e inscrições, acesse: https://www.sp.senac.br/senac-catanduva.

 

Serviço:

Senac Catanduva

Endereço: Rua Santos, 300 – Centro – Catanduva/SP

Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-catanduva

 

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia