Construção civil aquecida exige ainda mais cuidados com a segurança dos trabalhadores

Compartilhe:

Senac Catanduva oferece Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção, que prepara profissionais para atuarem no setor

Enquanto muitos setores pararam por conta da pandemia, a construção civil continuou avançando. Tanto que o setor foi o que mais gerou empregos no Brasil durante 2020. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas 112 mil novas vagas de emprego formal entre janeiro e dezembro do ano passado.

Para 2021, as expectativas também são positivas. As projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) apontam para um crescimento de 4% no Produto Interno Bruto (PIB) do segmento, o maior avanço para o setor em oito anos e acima da média em relação ao estimado para a economia do país, que gira de 2% a 3%.

Acompanhando esse crescimento, a demanda por profissionais na área de segurança do trabalho também cresce, seja para atendimento do dimensionamento legal, seja para enquadramento e adequações necessárias oriundas de fiscalizações ou mesmo para atender às novas demandas de trabalho, como treinamentos relacionados às medidas de prevenção contra a Covid-19.

De olho nessa necessidade, o Senac Catanduva está preparado para a formação de profissionais na área. A unidade conta com o curso Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção, que habilita técnicos em segurança do trabalho para exercerem funções específicas no setor. O curso também pode ser um aperfeiçoamento para profissionais como engenheiros e tecnólogos em segurança do trabalho, engenheiros civis, arquitetos, tecnólogos em edificações, assim como profissionais graduados na área de saúde e que atuam com atividades que estejam relacionadas com o segmento.

“A formação é para todo profissional que atua em canteiros de obras e em frentes de trabalho, com foco na prevenção de acidentes e doenças do trabalho e que tem especialização técnica de nível médio ou similar”, explica Valmir Schork, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Catanduva.

 “As bases da formação visam trabalhar medidas de conscientização da necessidade de utilização dos equipamentos de proteção, técnicas preventivas aplicadas a máquinas e equipamentos, bem como a prevenção de acidentes de um modo geral. O especialista em segurança do trabalho na construção desenvolverá visão sistêmica dos processos construtivos para reconhecer os riscos existentes, analisá-los e controlá-los, levando em consideração medidas de higiene ocupacional e atendendo a legislação vigente”, afirma o docente.

“Por ser uma área muito desafiadora, que envolve vários pontos de segurança e saúde no trabalho, a especialização técnica tem o objetivo de agregar conhecimento ao profissional em um segmento no qual ocorrem mais acidentes em decorrência de atividades realizadas pelos colaboradores”, pontua Leonardo dos Santos Alves, também docente da área no Senac Catanduva.

“Entre as principais dificuldades que envolvem os profissionais dessa área está o desafio de ter nos canteiros trabalhadores com diferentes funções, como pedreiros, eletricistas, encanadores, entre outras, que estão constantemente expostos a diversos tipos de riscos que podem gerar acidentes, como quedas, choques, cortes, por isso, é preciso contar com uma boa qualificação”, completa Leonardo.

As inscrições para o curso Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção estão abertas no Senac Catanduva. O início das aulas está previsto para 26 de abril.

Para mais informações, acesse: www.sp.senac.br/senac-catanduva.

Serviço:

Especialização Técnica em Segurança do Trabalho na Construção

Período: de 26/4 a 30/11

Aulas: segundas, terças e quintas-feiras, das 19 horas às 22h30 

Senac Catanduva

Endereço: Rua Santos, 300 – Centro – Catanduva/SP

Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-catanduva

 

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia