Natação na pandemia: conheça os benefícios da prática

Compartilhe:

Atividades aquáticas não transmitem a COVID-19

Com o cenário atual, em meio a pandemia da Covid-19 e das medidas de isolamento social, praticar exercícios físicos tem sido um desafio para milhares de pessoas. Após grande período fechadas, a flexibilização de algumas atividades dentro de academias aconteceu de forma gradual, sendo uma delas a natação.

O esporte, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde, não é responsável pela transmissão do Covid-19. De acordo com pesquisa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, divulgada em 2020, não há evidências do contágio dentro das piscinas, uma vez que as soluções utilizadas são suficientes para exterminar o vírus. 

Responsável por trabalhar todos os músculos, principalmente a respiração, a natação, em tempos de pandemia, é uma prática fundamental. O educador físico, Felipe Totta explica que o esporte é considerado o mais completo, capaz de ajudar a melhorar ou até curar problemas respiratórios. 

“A natação exige muito controle respiratório do aluno, o que acaba por aumentar a capacidade aeróbica dele. Na prática o fortalecimento dos músculos na parte torácica permite melhor contração e expansão do pulmão, permitindo que os mesmos oxigenem melhor o sangue e o aluno fique com a respiração mais controlada e saudável”, explica Totta.

Livre de vírus

Novidade no setor e que garante uma piscina higienizada, porém livre de produtos químicos, é a ionização. Além de ser ecologicamente correta, a técnica foi escolhida pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), e faz parte do Projeto Apollo, como responsável pelo tratamento da água durante as viagens espaciais tripuladas.

A ionização controla a adição de Íons de Cobre e Prata, ajusta automaticamente o pH e dosa o mínimo de cloro, deixando a qualidade da água livre de algas, bactérias, fungos e vírus. 

Em Sorocaba, são poucas as academias que utilizam o método. “Na academia que trabalho o procedimento de ionização é um diferencial. Somos muito procurados pelo tratamento especial da água. Sem o cloro e outros produtos químicos nossa água é livre, muito mais natural e principalmente saudável para os nossos alunos, que podem ter problemas alérgicos”, comenta o educador físico.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia