Como economizar o dinheiro do final do ano

Compartilhe:

Confira algumas dicas para economizar dinheiro no fim do ano e se preparar para a temporada de férias!

Estamos chegando ao fim do ano e isso significa que momentos em família, a reunião entre amigos, viagens à lugares paradisíacos e alguns dias relaxantes estarão garantidos.

Essa pequena temporada de férias também é uma ótima oportunidade para fazer um balanço da sua situação financeira, refletir sobre o que correu bem este ano, o que pode ser melhorado e tudo aquilo que precisa ser feito para começar na melhor situação possível no próximo ano.

Mas vamos falar a verdade: você não quer passar o feriado cuidando de suas finanças? Quer? Isso não é divertido para ninguém.

Então, em vez de esperar até o último minuto e, potencialmente, perder alguns prazos importantes, continue a leitura e não perca 10 dicas essenciais para aplicar agora e mudar sua situação financeira antes do final do ano.

1 – Defina um orçamento 

É difícil saber quanto você será capaz de economizar se não souber como está a sua situação financeira atual.

Portanto, o primeiro passo é sempre analisar como está o seu momento atual e traçar um orçamento em cima dessas informações.

Guardar muito pode causar estragos no seu fluxo de caixa e pode exigir que você transfira dinheiro de volta para sua conta-corrente e sobrecarregar suas finanças em geral.

2 – Automatize suas economias 

A maioria das instituições financeiras permite que você vincule sua conta-corrente à sua conta de poupança para que uma certa quantia de dinheiro seja transferida para a poupança sem que você tenha que pressionar um botão. 

Por isso, se você fizer o depósito automático no dia do pagamento, dificilmente perderá o dinheiro que teria gasto de outra forma. 

3 – Reduza as refeições fora e as idas à cafeteria 

Você poderia sobreviver com duas xícaras de café, não três… ou oito? Ou um almoço por semana, em vez de quatro ou cinco. Starbucks é caro e comer fora também. 

Se você está disposto a começar a preparar seu próprio café e canalizar seu Masterchef interior, pode economizar muito. 

Quando você sair, tente evitar pedir o item mais caro do cardápio ou muitas bebidas alcoólicas com um preço alto.

4 – Aproveite tudo o que é grátis 

Dizem que as melhores coisas da vida são de graça. E você deve absolutamente aproveitar delas. 

Procure eventos gratuitos em sua área local. Faça viagens para parques e praias locais. Visite o seu museu nos dias em que é gratuito. 

Aproveite as vantagens dos serviços de assinatura gratuita como o Spotify, visite sua biblioteca local em vez de comprar livros ou ingressar em clubes que costumam realizar eventos gratuitos.

5 – Torne-se um “cortador de cabos” 

O corte de cabos refere-se ao cancelamento de sua assinatura de televisão por satélite e é mais popular agora do que nunca. 

Muitas pessoas estão optando por economizar dinheiro com TV a cabo e assistir a serviços de vídeo online como YouTube, Amazon Prime Video ou Netflix. É uma boa opção para quem não assiste TV. 

6 – Use o transporte público 

Agora pode ser um bom momento para parar de gastar suas economias potenciais e começar a usar o transporte público. 

Melhor ainda caminhar ou pedalar. Todas essas viagens de R$ 10 somam muito ao longo de um mês e ainda mais ao longo de um ano, sem mencionar os custos envolvidos em ter um carro. 

Pode haver ocasiões em que pegar um táxi é uma necessidade absoluta, mas quando você puder – use o transporte público ou caminhe para economizar nos custos de transporte.

7 – Reduza as taxas cobradas pelo seu banco 

As taxas bancárias podem parecer pequenas, mas todas somam. Os bancos têm uma maneira de cobrar taxas cada vez que você faz qualquer coisa, desde usar um caixa eletrônico que não é deles até não manter o saldo de sua conta poupança acima de um determinado nível. 

Esteja ciente das taxas que seu banco cobra e tente evitá-las. Use apenas seus caixas eletrônicos e considere abrir ou mover sua conta de poupança ou conta de investimento de poupança em uma outra instituição que não exija saldo mínimo de conta ou taxas de transferência. Sua carteira vai agradecer por isso!

8 – Cancele as assinaturas (ou encontre versões mais baratas) 

Provavelmente, você tem alguns serviços de assinatura que esqueceu que até mesmo assinou. Agora seria uma boa hora para cancelá-los. 

Faça uma busca em seu banco ou conta de e-mail para descobrir quanto eles estão custando a você. Decida qual manter e qual cortar ou, pelo menos, tente encontrar uma alternativa mais barata.

9 – Faça as coisas você mesmo 

Embora vá levar algum tempo extra, fazer as coisas você mesmo, em vez de ter outra pessoa para fazer, é uma ótima maneira de economizar dinheiro. 

Usar um serviço de lavanderia ou contratar um faz-tudo pode ser caro ao longo de um ano. Portanto, saia do sofá, vá até a loja, compre um pouco de sabão em pó e talvez um martelo e comece a economizar o dinheiro que você teria dado a outras pessoas.

10 – Comece a investir 

Quanto mais cedo você começar a investir, mais cedo começará a se beneficiar do poder de capitalização. Isso significa essencialmente – dar ao seu dinheiro mais tempo para ganhar dinheiro. 

Se você está economizando para algo no futuro, como aposentadoria ou a educação de um filho pequeno, talvez seja melhor investir do que economizar. 

No passado, a inflação ultrapassou as taxas de juros da poupança. Investir normalmente  oferece retornos mais elevados, desde que você possa bloquear seu dinheiro por um longo período de tempo.

O que você fará para melhorar sua situação financeira?

Você certamente não precisa aplicar todas as 10 dicas até o final do ano (embora seja ótimo se você fizer isso!). Isso é muito para enfrentar.

Mas, ao olhar para esta lista, tente encontrar pelo menos 2 ou 3 coisas com as quais possa se comprometer antes de 31 de dezembro e outras 2 ou 3 com as quais possa se comprometer no início do próximo ano. Talvez você dedique um tempo para aprender sobre como investir em ações.

Não se trata de acertar TUDO. Trata-se de fazer um progresso consistente, um passo de cada vez.

Qual próximo passo você dará?

 
Compartilhe:

Post Author: blogdasonia