Para ser baixada no celular, peça de teatro em forma de game é destaque na Mostra Cênica Resistências

Compartilhe:

‘Inimigos – Espetáculo Game’, do COATO Coletivo, de Salvador, fica em cartaz de terça (27) a sexta (30) dentro da Mostra. Outras obras criadas para o virtual, como ‘Tudo Que Coube Numa VHS’, do grupo pernambucano Magiluth, compõem a programação

“Inimigos – Espetáculo Game”, do COATO Coletivo, de Salvador (BA), e “Tudo Que Coube Numa VHS”, do Grupo Magiluth, de Recife (PE), são destaque na programação da Mostra Cênica Resistências, evento que começou na última sexta (23) e segue até o dia 30, de forma online e gratuita em diversas plataformas.

Peça de teatro em formato de game, para ser baixada no celular e outros dispositivos com sistema android e acessível para pessoas surdas, “Inimigos” é inspirada na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, e tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-espectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões a serem solucionadas. O aplicativo está disponível de terça (27) a sexta (30). É necessário retirar ingresso pelo Sympla.

A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população. A obra virtual atualiza o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

Já “Tudo Que Coube Numa VHS” é um experimento sensorial que proporciona ao espectador uma experiência individual. O público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, como YouTube, WhatsApp e Instagram, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do Grupo Magiluth. As sessões individuais acontecem segunda e terça e os ingressos para o experimento estão esgotados.

Para esta segunda-feira, ainda é possível retirar ingresso para o espetáculo “Birita Procura-se”, com A Casa das Lagartixas (São José dos Campos/SP), com tradução em libras e audiodescrição, atuado por Ariadne Antico, com sessão às 20h, no YouTube, e retirada de ingresso pelo Sympla. Ela dá vida à palhaça protagonista, que na história parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Ariadne tem um tipo de paralisia cerebral e mergulhou na pesquisa de seu próprio corpo, a fim de entender o “tempo cômico” e a comicidade nesse corpo que é tão político e considerado anormal.

Inscrições para webinários

Ainda é possível fazer inscrição, no Sympla, para os webinários que acontecem na MCR. As conversas são pelo Zoom e contam com tradução em Libras. Entre os destaques estão o encontro A Poesia Preta e sua Multiplicidade, com Pieta Poeta (Belo Horizonte/MG), escritor, professor, artista cênico, e músico de Belo Horizonte (MG), campeão mundial de poesia falada. Será na quarta (28), 10h, com o objetivo de conversar e analisar o fazer poético negro contemporâneo, resgatar suas influências e falar de sua origem histórica, além de reverenciar a memória, pensar na cena da arte negra, identificar armadilhas coloniais.

Já Renata Carvalho, de São Paulo, atriz, diretora, dramaturga e transpóloga, conduzirá o webinário Censura e Representatividade, na quinta (29), no mesmo horário, conversando sobre pontos fundamentais que o tema do encontro envolve, como representatividade e arte; a prática do transfake; transfobia estrutural e recreativa; censura e os corpos trans/travestis; arte LGBTQI; estereótipos, arquétipos e narrativas viciadas comumente usadas sobre pessoas trans/travestis nas artes e ética, e interseccionalidades.

Mais programação

Todos os dias da programação da MCR tem apresentações online de diversas linguagens artísticas em diferentes plataformas, uma ampla programação de ações formativas e reflexivas e também uma feira de economia feminista, criativa e solidária.

Primeira edição totalmente virtual do evento realizado desde 2014 pela Cia. Cênica, companhia teatral sediada em São José do Rio Preto (SP), a Mostra traz um panorama do poder de reinvenção de artistas e coletivos em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia. Neste ano, a Cia Cênica uniu-se aos coletivos GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Agrupamento Núcleo 2, Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes para realizar o evento e a edição conta com seis módulos.

A realização da Mostra Cênica Resistências 2021 conta com recursos do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020 – “Produção e Realização de Festival de Cultura de Economia Criativa com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, via Lei Federal Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural.

SERVIÇO:

Mostra Cênica Resistências

De 23 a 30 de abril de 2021

Realização: Cia. Cênica, em parceria com Agrupamento Núcleo 2, GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Pretas PalaBRas e Coletivo Primavera nos Dentes, através do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc

Gratuito

Programação completa: ciacenica.com.br/sit/mostraresistencias2021

Ingressos e inscrições: www.sympla.com.br/produtor/mostracenicaresistencias

Onde assistir: diferentes plataformas, a depender da atividade, como o Zoom e os canais digitais da Cia. Cênica,  Agrupamento Núcleo 2, Coletivo Primavera nos Dentes, GAL – Grupo de Apoio à Loucura e Pretas PalaBRas (YouTube, Facebook e Instagram). 

PROGRAMAÇÃO 27/4

MÓDULO CONEXÃO CÊNICA 

Inimigos – Espetáculo Game | COATO Coletivo (Salvador/BA)

27 a 30/4. Vários horários. Aplicativo (apenas sistema Android). 40 a 60 minutos. 14 anos. Legendas opcionais. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. Lugares ilimitados. 

Inspirada na obra “Um Inimigo do Povo” (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, a produção tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo, a ser baixado virtualmente, é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-expectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões, atualizadas ao contexto nacional, a serem solucionadas.

Ficha técnica: Texto original: Henrik Ibsen | Realização: COATO Coletivo | Direção e Adaptação: Marcus Lobo e Mirian Fonseca | Roteiro: Márcio Ventura | Procedimentos telemática para as cenas em tempo real: Danilo Lima | Grupo De Desenvolvimento De Jogos – GDP | Elenco-Personagens Jogáveis (NPC): Mirela Gonzalez-Empresária | Natielly Santos-Médica | Victor Sampaio-Repórter | Genário Neto-Prefeito | Elenco-Personagens Não Jogáveis (NP): Amanda Cervilho-Professora | Matheus Nasca-Ruralista | Foto: Márcio Ventura | Arte: Mário Oliveira.

Experimento Tudo Que Coube Numa VHS | Grupo Magiluth (Recife/PE)

26 e 27/4. 18h às 23h. Várias plataformas. Sessões individuais com 30 minutos. 16 anos. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. 80 lugares. 

O público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do Grupo Magiluth.

Ficha técnica: Criação: Grupo Magiluth | Direção: Giordano Castro | Assistência de Direção e Vídeo: Juliana Piesco | Dramaturgia: Giordano Castro | Performers: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner | Design De Som: Kiko Santana | Produção: Amanda Dias Leite | Foto: Levy Mota.

Apreciação crítica Olhares Conexos, com Fabiana Monsalú

27/4. 13h30. Instagram: Cia. Cênica (@ciacenica).

A artista, curadora e pesquisadora teatral Fabiana Monsalú faz, em lives de curta duração no Instagram, a apreciação crítica de um dos espetáculos selecionados. Nesta data, a obra será “Birita Procura-se”. 

WEBINÁRIOS 

Teatro e Audiovisual: da Cena à Imagem, com Fernando Timba (São Paulo-SP)

27/4. 10h. Zoom. 120 minutos. Livre. Tradução em Libras. Gratuito. Inscrições abertas pelo Sympla. Vagas limitadas. 

O artista multimídia promove um bate-papo com o público fazendo um passeio pela fusão de linguagens dentro do processo de criação no teatro, como o espetáculo “Lazarus”, de Felipe Hirsch e sua experiência no cinema e nas artes visuais.

Fernando Timba é artista multimídia, trabalha e vive na cidade de São Paulo, onde desenvolve direção de arte para cinema, videocenários para óperas e espetáculos de teatro e dança. Ministra oficinas sobre imagem em movimento, com foco em vídeo experimental e videomapping. Entre seus trabalhos estão os espetáculos “Puzzle” e “Lazarus”, de Felipe Hirsch; imagens para a turnê “Zii e Zee”, de Caetano Veloso, o longa-metragem “Cidade Pássaro”, de Matias Mariani (Primo Filmes, 2020); a série “Feras”, de Teo Poppovic, Maria Farkas e Lia Kulakauskas (MTV – Primo Filmes, 2018); o curta-metragem “Sem Asas”, de Renata Martins (Mahin, 2019),  e “A Felicidade Delas”, de Carol Rodrigues (Manjericão, 2019). 

MÓDULO CABARÉ DA MADRE 

Interrogação define orientação?

27/4. 22h. YouTube: Agrupamento Núcleo 2. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso. 16 anos.

Abrindo a programação, cena curta Maybe dessa vez, com GAL – Grupo de Apoio à Loucura. Na sequência, tem performance de Rachel Shineyder (São José do Rio Preto), responsável pela montação de convidado/a surpresa. Fechando a noite, performance Montação, com Manxs (Rio Claro/SP), grupo de Arte Drag Queen que atua com performances musicais sob a influência do rock, como ferramenta para o empoderamento e entretenimento da comunidade LGBT.

MÓDULO PRETAS PALABRAS 

Performance Farto | Mayara Ísis (São José do Rio Preto/SP)

27/4. 12h e 18h. Facebook: Agrupamento Núcleo2. Duas partes de 15 minutos cada. 16 anos.

1 Que existe ou pode ser encontrado em grande quantidade; abundante, copioso.

2 Que está cheio; repleto, atulhado.

3 Com o corpo forte, sadio, bem nutrido; gordo, corpulento.

Reverberando dentro a poeta transborda em uma performance audiovisual suas memórias afeto e partilha com o público cartas endereçadas a amores que foram embora, mas dela não partiram. Enunciando poesias ao tempo, ela molha o corpo de quem assiste com dengo, saudade, desejo, afeto, luto, despedida, tesão, memórias, vida… 

MÓDULO FEIRA DAS ROSAS 

Bazar Criativo

24 a 30/4. A partir das 9h (vários horários). Instagram: @coletivoprimaveranosdentes

Exposição e divulgação de produtos e serviços oferecidos por empreendedoras autônomas. 

Workshop Gestão cultural – Perspectivas feministas para economias em redes, com Cassiane Tomilhero, produtora cultural

27 e 28/4. 14h30. Zoom. Inscrições gratuitas pelo Sympla. 50 vagas.

Durante dois encontros serão apresentados modelos de gestão de projetos e coletivos culturais, a partir de uma perspectiva feminista, colaborativa e criativa. Por meio do compartilhamento de ferramentas e experiências de gestão, comunicação e planejamento de projetos, vamos dialogar e experimentar práticas que nos ajudem a criar modelos de economia em rede para as artes e a cultura. A atividade é voltada a mulheres artistas, produtoras e estudantes de arte e cultura, que desejem se aprofundar neste campo.

Cassiane Tomilhero é sócia na produtora Cais das Artes e integrante do coletivo feminista Caju Cultura. Graduada em Artes Cênicas na UEL e mestre em Artes pela Unicamp. Formada no Programa de Gestão de Projetos do extinto MinC (Ministério da Cultura), Introdução ao método Dragon Dreaming e no Curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. 

MÓDULO INSTANTES WINMOSTRA 

Sabatina Online

27/4 no Instagram @artenucleo2. A partir das 11h.

Os artistas convidados Ailton Rodrigo, Alexandre Melinsky, Beta Cunha, Cássio Inácio e Fabiana Pezzotti participam de um jogo documental de tabuleiro voltado à criação de conteúdo audiovisual projetado para ocupar o Reels. Concebido para ser inédito a cada realização, seu objetivo é o intercâmbio entre conhecimentos pessoais e criativos de cada participante. A produção é de Daniela Honório e a edição de Jef Telles.

Verdade ou Fantasia?

27/4 no Instagram @artenucleo2. 14h. Tradução em Libras.

Seis profissionais de áreas de atuação distintas contam, cada um, uma história cabulosa de até dois minutos, para ocupar o iGTV. Com: Bruna Giorjiani, Shybaka Melo, Fernando Marques, Gaia do Brasil, Tauã Teixeira e Vanessa Cornélio.

Estação Lunar

27/4 no Instagram @artenucleo2. 16h.

Como o nome sugere, o módulo INSTAntes WinMostra ocupa o Instagram com intervenções criadas para o ambiente virtual. Em Estação Lunar, o ator Cassio Henrique aceita o desafio da criação surrealista em quarentena. Dentro do tema proposto e provocado pelo diretor Jef Telles, que também assina a edição, o artista da cena produz um mínimo de seis vídeos com durações variadas para ocupar o iGTV, Stories e Feed.

Insônia

27/4 no Instagram @artenucleo2. 21h. 

Concebido para ocupar o Feed, a artista audiovisual Fernanda Barban promove a junção de seis videoartes [produzidas por seis videastas] e seis mini poemas [escritos por seis poetisas] com duração de trinta segundos cada. Foram convidadas as videastas Ana Paula A Liga, Elissa Pomponio, Fabiana Soave, Juliana Carolina, Priscila Beal e Rosi Caires, e as poetisas Carolina Manzato, Cintia Sumitani, Juliana Medeiros, Kenie Borges, Mariana Carvalho e Mariana Reis.

 Siga os coletivos realizadores da MCR:

Instagram: @ciacenica | @artenucleo2 | @_grupodeapoioaloucura | @pretaspalabras | @coletivoprimaveranosdentes

Facebook: https://www.facebook.com/cia.cenica

https://www.facebook.com/artenucleo2

https://www.facebook.com/grupodeapoioaloucura

https://www.facebook.com/pretaspalabras

https://www.facebook.com/coletivoprimaveranosdentes

YouTube: www.youtube.com/ciacenica

https://www.youtube.com/channel/UCdFV8CvF9l0FKJkQSaZE7WA

https://www.youtube.com/channel/UCiD8_kKRpk2P3mqCAI2DZog

https://www.youtube.com/channel/UCqA4_W6e8cnY1ew3mYL2R4g

 https://www.youtube.com/channel/UCnMpl3a9AR_OfABKxabWGDQ

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia