FestFIM contará com apresentações internacionais na programação e abre inscrições para atividades formativas

Compartilhe:

Coletivos e grupos de cinco continentes diferentes participam de um dos maiores festivais online do Estado de São Paulo

“Começou, Empezado, Gestartet, Yǐ kāishǐ, it has begun… o fim do mundo”, com essas palavras, Lawrence Garcia, diretor da Cia. Apocalíptica, anuncia a abertura das inscrições para as Atividades Formativas que farão parte do 2° FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo, que acontece no formato online de 29 de março a 04 de abril.

Para fazer a inscrição, os interessados precisam preencher um formulário no site do festival (www.ciaapocaliptica.com/festfim2) até o dia 25 de março. A programação contará com 15 atividades formativas gratuitas e abertas ao público.

“A lei Aldir Blanc é uma vitória histórica da classe artística contra o obscurantismo e a ignorância, pois agora o acesso a bens culturais é livre, gratuito e inequívoco, chegando a  todos os públicos. Minha oficina visa instrumentalizar a(o) atriz/ator para compreender as pulsações, os ritmos corporais, as contrações, as vibrações e as contradições que a  palavra falada ou calada  causam dentro e fora da(o) intérprete e em sua plateia. Um processo autêntico, individual e pessoal de criação com sentido e foco no trabalho da atriz e do ator”, diz Juliana Calligaris, atriz, professora e pesquisadora teatral, que além de fazer parte da curadoria do FestFIM, participa das atividades formativas com a oficina Palavra na boca do Ator, ministrada nos dias 29 e 31 de março e 01 de abril.

O público terá acesso ao festival e as atividades formativas através do site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com/) e as mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).

“Um ano depois do início da pandemia a Apocalíptica já tem diversos trabalhos desenvolvidos para o formato virtual e o FestFIM além de ser o primeiro agora se tornou o nosso maior projeto chegando a envolver 200 artistas de diversos segmentos espalhados pelos 4 cantos do mundo e poder proporcionar visibilidade e distribuição de renda através deste projeto é tão gratificante que se torna uma síntese de tudo aquilo que sempre pregamos”, diz o diretor geral do Festival, Lawrence Garcia.

Internacional

O festival contará com 130 horas de programação gratuita, 79 atividades entre Gravações, Atividades Formativas, “Lives” Solo/ Grupos, Estreias Solo/ Grupos, abrangendo até 15 vertentes artísticas de 14 cidades diferentes do Estado de São Paulo e de cinco continentes do mundo.

“Foi uma surpresa muito grande quando nos deparamos com grupos internacionais interessados em se apresentar no FestFIM, pra gente é o reconhecimento de um trabalho bem executado, logo na 2ª edição já somos um festival internacional e essa é uma das grandes vantagens dos festivais online: teremos apresentações de artistas de praticamente todos os continentes do mundo, sem que esses artistas precisem sair de suas casas/países”,  complementa Lawrence.

São grupos da Argentina, Áustria, Moçambique, Angola, Portugal, China e Bolívia. Durante o período de inscrições, que aconteceu em janeiro, o Festival teve 670 projetos inscritos, se consolidando como um dos maiores festivais de artes integradas online do Brasil.

O FestFIM será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de São Paulo. “Welcome to the end of the world”, finaliza Lawrence, que na tradução livre significa “Bem vindo ao fim do mundo”.

Mais informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.

Sobre o Festival

O FestFIM  é um festival internacional de artes integradas, não-competitivas, totalmente online e direcionado exclusivamente para a apresentações de trabalhos de artistas paulistas. Tem a realização da Cia. Apocalíptica e teve sua primeira edição, realizada em 2020, recebendo cerca de 90 inscrições.

Neste ano o FestFIM recebeu 676 inscrições de 83 cidades diferentes, se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo. O festival foi um dos ganhadores da Lei Aldir Blanc Estadual e acontece a partir do dia 29 março com 31 projetos, 130 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online. 
    

Confira a programação completa das Atividades Formativas:

Projeto: “A Palavra na boca do Ator”, com Juliana Calligaris, nos dias 29/3, 31/3 e 01/04, das 10h às 12h;

Projeto: “Como iniciar a produção de projetos culturais?” Com Cassiane Tomilhero, nos dias 29 e 30/03, das 14h às 16h30;

Projeto: “Poéticas para adiar o fim do mundo” com Jesser de Souza, nos dias 24, 25, 26, 27 e 28/03, das 19h às 21h;

Projeto: “Fotografia com Arte para celular” com Jonas Golfeto, da Aleph Cinema, nos dias 30 e 31/03, 01, 02, 03 e 04/04, das 09h às 10h;

Projeto: “Projeto Valor – Outras Operações”, com Laura Salerno e Clarissa Sacchelli, dias 31/03 e 01/04, das 15h às 16h30;

Projeto: “Processo de Criação de Performances em vídeo”, com Amanda Stahl, dias 30/03 e 02/04, das 10h às 12h;

Oficina: “Drag Acrobática Circense” – com Daniela Peixoto de Barros, Cia. Circo Soul, dia 02/04, das 14h às 17h;

Oficina: “Tirinhas no Clip STUDIO Paint”, com Wesley Sebastião Estáci, da Capivara LABS, dia 03/04, das 15h às 17h;

Projeto: “Oficina de Malabarismo com Objetos Cotidianos”, com Painé Santamaria, dia 30/03, das 13h30 às 16h30;

Projeto: “O teatro Negro em São Paulo – Dramaturgia e Memória”, com Jessica Nasciment, dia 04/04, das 10h às 12h;

Projeto: “Literatura Infantil: um diálogo entre os livros e as infâncias”, com Rodrigo Azevedo e Vanessa Sanches, da Sutileza Poética, dia 02/04, das 14h às 17h;

Projeto: “Harmonia Abstrata”, por Edson Raposeiro, dia 04/04, das 15h às 17h;

Projeto: “Grafias da expressão física: Uma abordagem virtual”, com Vinicius Francês, dia 03/04, das 10h às 12h;

Projeto:”Filosofia, Política e Arte”, com Shybaka Melo, do Grupo Jabá com Jaca, dia 01/04, das 17h30 às 19h;        

Projeto: “Criação de Roteiros para o Fim do Mundo”, com Fernando Huega, dias 29, 30 e 31/03 e 01/04, das 16h30 às 18h30;

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia