Vereadores recebem Coordenador de Área da Agência IBGE – Catanduva

Compartilhe:

Edson da Silva, a convite do Presidente da Câmara, Dr. Luis Pereira, explanou sobre a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do CENSO 2020 e vagas de emprego para Catanduva

Na noite de terça-feira, 01 de outubro, durante a 111ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Catanduva recebeu na tribuna Carlos Machado, a convite do Presidente Dr. Luis Pereira, o Coordenador de Área da Agência IBGE – Catanduva, o Sr. Edson da Silva, para explanar sobre  a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do CENSO 2020.

De acordo com Edson da Silva, o Censo Demográfico é feito a cada 10 anos e ajuda a conhecer a realidade do povo brasileiro.

“O Censo Demográfico, constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional. O Questionário Básico da pesquisa investiga informações sobre as características do domicílio e dos moradores. A periodicidade da pesquisa é decenal, ou seja, que ocorre a cada 10 anos, e sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários. A coleta do próximo Censo Demográfico será realizada entre os meses de agosto a outubro de 2020”.

O coordenador de Área da Agência IBGE – Catanduva, salientou que o município de Catanduva, conta com 121.862 habitantes, só que somente em 2020, durante a realização do censo, será possível saber se realmente existe essa população ou mais em Catanduva.

Edson abordou ainda, sobre a contratação de pessoas para trabalhar no censo 2020, quais o critério de seleção e a quantidade de pessoas que serão engajadas no projeto.

“Nós já estamos com o processo seletivo aberto, começou no dia 25 de setembro e vai até o dia 15 de outubro. Neste processo seletivo, as vagas são para Coordenador Operacional e Coordenador Censitário. Vamos ter 3 pontos de coleta, sendo 2 postos em Catanduva e 1 em Pindorama.  Em fevereiro de 2020 vai abrir outro processo seletivo, sendo para agente de coleta, supervisores e chefes de posto de coleta. Em março vamos abrir para recenseadores. No total teremos de 128 a 130 vagas, sendo em média de 110 a 114 vagas para  recenseadores; 12 supervisores; 2 coordenadores de área e 2 chefes de posto de coleta. E na região teremos em torno de 250 colaboradores”.

Vale ressaltar, para aqueles que quiserem se inscrever no processo seletivo, basta acessar o site www.ibge.gov.br

As inscrições vão de 25 de setembro a 15 de outubro.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia