Senac Catanduva comemora 40 anos de atuação no desenvolvimento de pessoas e organizações

Compartilhe:

Unidade celebra quatro décadas com modelo pedagógico que busca a excelência e a educação pela autonomia

É fazendo a diferença na qualificação de pessoas que o Senac Catanduva comemora 40 anos em 2020. Fruto da expansão da rede Senac São Paulo pelo interior do Estado, a unidade foi inaugurada na cidade em 10 de janeiro de 1980, fomentando o desenvolvimento na região por meio da educação. Atualmente, o Senac Catanduva atende a 24 municípios e é referência em cursos de diversas áreas do conhecimento, como saúde e bem-estar, beleza e estética, tecnologia da informação e gestão e negócios, recebendo 786 alunos por dia.

“Na década de 1980, Catanduva contava com população de, aproximadamente, 72 mil habitantes, ávida por cursos profissionalizantes. O Senac foi e continua sendo referência na formação de milhares de profissionais durante estas quatro décadas”, explica Ivo Martins Cambuí, que atuou no Senac Catanduva como monitor de formação profissional e esteve presente na inauguração da unidade.

Histórico em Catanduva

Mesmo antes da inauguração oficial, o Senac São Paulo já marcava presença na cidade. Em 1947, a instituição oferecia o curso Comercial Radiofônico, na modalidade de ensino a distância, por meio do núcleo da Universidade do Ar (Unar). A grande aceitação deste curso levou a Administração Regional do Senac a se articular para instalação de uma unidade em Catanduva.

Em 1951, foi inaugurada a Escola Senac João Di Pietro. A programação incluía cursos como Praticante de Comércio e Preparatório e Aspirantes ao Comércio, num total de 260 matrículas iniciais. O espaço permaneceu ativo por dois anos.

Mesmo não possuindo uma unidade em Catanduva, a instituição promoveu diversas ações na cidade nas duas décadas seguintes, como os cursos Relações Humanas no TrabalhoLegislação de Pessoal e Organização Empresarial, realizados por meio de convênios com a Secretaria do Trabalho do Governo do Estado. 

Inauguração em 1980

Localizado na Rua Santos, número 300, no Centro de Catanduva, a unidade foi construída em um terreno de 18.302 m², sendo 16 mil m² de área verde. O prédio com 2.022 m² de área foi oficialmente inaugurado em 10 de janeiro de 1980, oferecendo cursos como Auxiliar de EscritórioAuxiliar de Departamento PessoalSecretária JúniorAtendente de Enfermagem e Desenhista de Cartazes.

Os anos 1990 foram marcados pelos avanços tecnológicos e, para acompanhar essa rápida evolução da comunicação e da informação, a unidade ampliou sua programação na área de informática, com ênfase para cursos voltados à tecnologia. A área de saúde da unidade se torna referência e ponto de encontro para profissionais e estudantes, já que a cidade contava com uma faculdade de medicina e quatro hospitais.

Na primeira década do novo milênio, a unidade dá ênfase aos cursos técnicos e amplia as ofertas de cursos livres. Ainda nesse período, realiza ações profissionais e comunitárias, como o Fórum Permanente do Terceiro Setor, e participa de diversas campanhas, como de vacinação e amamentação, entre outras.

Em 2004, inaugura o atual Laboratório de Estética, com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração. Outro local inaugurado no mesmo ano foi a atual biblioteca da unidade, estruturada para receber alunos, educadores, colaboradores, assim como toda a comunidade da região, que possui acesso ao acervo do espaço, composta por mais de 4 mil títulos, entre livros, periódicos e CD-ROMs constantemente atualizados, além de acesso à internet, TVs e vídeos, das mais variadas áreas.

Em 2012, a unidade inicia a primeira turma do Programa Educação para o Trabalho – Trampolim, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), concretizando a aplicação de ações para pessoas com deficiência.

Agora, a instituição celebra seus 40 anos na cidade, contribuindo para a formação completa de profissionais que precisam lidar com os contínuos desafios do mercado, disponibilizando mais de 70 opções de cursos técnicos e livres que formam uma programação diversificada e atualizada de acordo com as necessidades do setor de comércio de bens, serviços e turismo. 

“Mais do que o aniversário, comemoramos a importância do Senac Catanduva no desenvolvimento de novos profissionais. A cada ano, centenas de pessoas são qualificadas para diversas áreas de atuação. É melhoria de vida, com resultados comprovados”, finaliza Marcelo Pereira da Silva, gerente do Senac Catanduva.

Serviço:

Senac Catanduva

Endereço: Rua Santos, 300 – Catanduva

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/catanduva

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia