Saec pede consumo consciente de água à população

Compartilhe:

Um ano atípico, com a escassez de chuvas expressivas há 97 dias e aumento das temperaturas até mesmo no inverno. Diante desse cenário, a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) pede o apoio da população para o uso consciente da água, tendo em vista que os poços estão trabalhando com a capacidade máxima, a fim de evitar um colapso no abastecimento e a consequente falta de água.

A cada dia, 32 milhões de litros de água são captados dos aquíferos Bauru e Guarani para chegar até a casa dos 122.497 habitantes.

Por conta da seca, a autarquia realiza manobras para garantir que a água chegue a todos os imóveis.

Atualmente, são 66 poços tubulares que realizam o abastecimento, sendo que alguns deles estão em funcionamento 24 horas por dia.  “É uma medida necessária para garantir o abastecimento na nossa cidade”, destaca o engenheiro Leandro Ciscoto.

A Saec conta com as adutoras que realizam o traslado de água entre os centros de reservação, mantendo, assim, os níveis dos reservatórios em todo município.

 

A economia no consumo de água é fundamental para manter o serviço. “O período de chuvas este ano foi menos intenso e o período de seca mais severo, portanto, a economia de água por parte da população deveria ser maior e a situação dos aquíferos só deverá estar melhor após as chuvas do final do ano, ou seja, em fevereiro”, destaca o geólogo Aparecido Carlos Lopes da Fonseca.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia