Parque Urbano será construído em São José do Rio Preto por meio de Parceria Público-Privada

Compartilhe:

Com áreas de lazer e contemplação, espaço abrigará exemplares arbóreos e vegetação nativa, proporcionando entretenimento e qualidade de vida aos cidadãos

São José do Rio Preto vai ganhar, ainda neste ano, um novo Parque Urbano. O espaço, que terá 6.880,95 m² de área verde e conceitos ecológicos, culturais e sociais, ficará na região Sul da cidade, valorizando um fragmento preservado próximo à avenida Romeu Strazzi e ao Plaza Avenida Shopping.

A implantação do parque será possível por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Rio Preto e a Hugo Engenharia, empresa responsável pela construção do novo espaço de lazer da cidade. Durante a elaboração do projeto de um loteamento vertical que será construído na região, a construtora e incorporadora, além das contrapartidas ambientais previstas em leis e executadas com rigor pela empresa, optou por valorizar e dar aproveitamento a uma área verde.

O maciço verde abrigará diversos exemplares arbóreos e vegetação nativa remanescente, além de proporcionar integração, conscientização, lazer, entretenimento, saúde e qualidade de vida aos cidadãos.

O parque preservará 80 árvores de 14 espécies nativas, entre elas 39 exemplares de Angico (Anadenathera) e 26 de Monjoleiro (Acacia polyphylla). Um dos grandes destaques do espaço fica por conta da interação virtual com os visitantes, já que as árvores serão catalogadas com QR Code. Por meio do celular com leitor do código, será possível acessar informações sobre cada espécie.

Infraestrutura

Aliando preservação ambiental a saúde e qualidade de vida, o parque oferecerá espaço propício à convivência social e estímulo às atividades físicas. Com entrada pela Rua Nuno Álvares Pereira, o local terá pista de caminhada, áreas gramadas e ajardinadas, palco, bicicletário, playground e área de ginástica, mobiliário com bancos e mesas, postes de iluminação e quatro espaços temáticos, são eles:

Área Zen/Espaço Cultural: destinada às atividades físicas e culturais, como yoga, meditação, tai-chi-chuan, ginástica corporal, dança, alongamento, caminhada e corrida.

Área de Leitura e Contemplação: ambiente tranquilo e arejado para descanso relaxamento e contemplação da natureza.

Área de Jogos/Brincadeiras: destinada às atividades recreativas infantis, contempla:

• Caracol Pedagógico

• Rosa dos Ventos

• Amarelinha

• Bancos e mesas de jogos

• Passarela suspensa

• Playground de madeira

Passeio Botânico: espaço de contato e contemplação da flora nativa, de espécies arbóreas preservadas e de valor histórico, paisagístico, cultural e ambiental, contando com:

5 Jacarandás Mimoso | 2 Aroeiras | 2 Cedros Rosa | 2 Jequitibás

5 Palmeiras Jerivá | 6 Pitangas | 5 Quaresmeiras

5 Ipês Amarelo | 5 Ipês Rosa | 5 Ipês Branco

A Hugo Engenharia investirá cerca de R$ 500 mil na construção do parque.  As obras já começaram e devem ser concluídas ainda neste ano.

Pela parceria, a empresa será responsável pela instalação da infraestrutura do parque e cuidará do paisagismo por três anos, preservando o conceito elaborado para o local. Já a prefeitura, fica com a manutenção da limpeza e segurança do espaço recreativo de uso público.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia