Novembro Azul: procura por exames preventivos aumenta 74%

Compartilhe:

Catanduva entrou na campanha Novembro Azul com ações de conscientização para os cuidados com a saúde do homem, na prevenção ao câncer de próstata. Nesse caminho, as unidades de saúde acolhem os pacientes e são a porta de entrada para exames preventivos gratuitos.

A procura por esses procedimentos aumentou 74,6% no intervalo de um ano na cidade. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 234 ultrassonografias de próstata foram solicitadas aos prestadores de serviço – Hospital Padre Albino e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) –  do começo deste ano até setembro.

No mesmo período de 2018, foram apenas 134 solicitações. Por meio desse exame é possível detectar doenças e alterações na próstata, junto com o toque retal e outros procedimentos laboratoriais.

O exame preventivo é recomendado para homens acima de 50 anos. Para isso, o primeiro passo é buscar avaliação médica e de enfermagem na unidade de saúde. Em caso de alteração nos exames, o paciente é encaminhado ao especialista para novos rastreamentos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma das ações que beneficiou o aumento da procura do público masculino pelos serviços de saúde foi a extensão do horário de funcionamento em algumas regiões da cidade. O atendimento passou ser realizado em pelo menos um dia da semana até às 20 horas. Eles representam 46% do público atendido; já o número de homens que procuram o serviço de saúde no horário tradicional é consideravelmente inferior, algo em torno de 30%.

Sinais e sintomas

Os sinais mais comuns do câncer de próstata são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia