Lobinho Joca é o mais novo integrante do Zoológico Municipal de Catanduva

Compartilhe:

O Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner anuncia a chegada de seu mais novo integrante. Trata-se do Joca, filhote de lobo-guará que tem aproximadamente quatro meses de vida. O animal foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental em uma área rural de Itajobi.

De acordo com a médica veterinária do Zoo, Fernanda Cassioli de Moraes, o animalzinho precisou ficar em quarentena, em uma área reservada, onde recebeu os cuidados necessários.

“Esse período de observação e isolamento, além de obrigatório, é essencial para uma melhor acolhida e integração do animal ao seu novo ambiente, minimizando o estresse natural que ocorre durante qualquer transferência, e para garantir a segurança sanitária dos demais animais que residem no local”, explica.

Joca passou por uma série de exames físicos, além de hemograma, testes bioquímicos e parasitológicos para a verificação do estado geral de saúde. O setor veterinário estabeleceu uma dieta balanceada e o acompanhamento de ganho de peso foi feito diariamente, até que Joca pôde ser transferido para o recinto dos lobos-guarás.

“Por enquanto, ele encontra-se em área separada dos dois lobos-guarás adultos, no que chamamos de maternidade. Existe uma interação entre eles por telas e grades e a aproximação com o casal que já reside no zoológico será gradativa e acompanhada de perto pelos membros da equipe, uma vez que na natureza essa espécie não costuma viver em grupo. Tudo vai depender do comportamento, aceitação e adaptação dos novos companheiros”, complementa a especialista.

Para quem quiser conhecer o novo membro do zoo, basta se dirigir ao fundo do recinto dos lobos-guarás. A expectativa é que, dentro de alguns meses, Joca possa circular livremente pelo recinto, na companhia do casal Margot e Mogli.

Sobre a espécie

O lobo-guará é um canídeo ameaçado de extinção, ou seja, é de suma importância garantir sua proteção para a preservação da espécie. Diferentemente de outras espécies de lobo, que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no Cerrado brasileiro.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia