Campanha vai atualizar vacinas contra diversas doenças neste sábado (15)

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Urupês está finalizando os preparativos para mais uma grande ação de imunização contra diversas doenças em crianças e jovens do município. Neste sábado (15), acontece o Dia D da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação para pessoas de 5 a 19 anos, das 8h às 16h, na Unidade de Saúde Central.

A ação é conduzida pela Vigilância Epidemiológica, mas conta a participação de outros departamentos da Secretaria de Saúde, oferecendo vacinação gratuita contra sarampo, caxumba, rubéola, tétano, HPV, febre amarela, hepatite B e meningite C. Para saber se a criança ou o jovem precisa receber alguma dose dessas vacinas, é preciso comparecer à Unidade de Saúde, munido do cartão SUS e da Caderneta de Vacinação.

O público que não estiver na faixa etária atendida na ação deste sábado pode procurar a Unidade de Saúde, a partir da segunda-feira (17), portando o cartão SUS e a Caderneta de Vacinação para verificar a necessidade de se imunizar contra essas e outras doenças.


Uma ampliação da Campanha Nacional

Em Urupês, a campanha deste sábado é uma ampliação do Movimento Vacina Brasil, previsto pelo Ministério da Saúde, que conta com uma série de ações integradas para proteger todos contra doenças que já foram – ou estão em processo de serem – eliminadas. Nesta etapa, o sarampo é a doença que será combatida em todo o território nacional.

Por mais que as mortes por sarampo no mundo tenham diminuído em mais de 70% entre 2000 e 2011, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mostram que, a cada ano, cerca de 21 milhões de crianças em todo o mundo não recebem a vacina contra a doença. O Brasil é ocupa o 3º lugar em número de casos no mundo.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia