Atendimento psicológico nas escolas de Urupês zera número de casos de gravidez na adolescência

Compartilhe:

O Projeto Agregar, que oferece aconselhamento psicológico gratuito para crianças e adolescentes das escolas públicas municipais de Urupês, reduziu para zero o número de casos de gravidez na adolescência e diminuiu drasticamente os automutilação entre os alunos, no ano de 2019.


Imagem ilustrativa. Foto: Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.
Por Luis Fernando da Silva, Assessoria de Imprensa

A informação foi obtida, nesta sexta-feira (10), com a responsável pelo projeto, a psicóloga Valnia Maria Ledesma Esteves. Ela conta que, desde a implantação do Agregar, em 2017, a incidência de casos diminuiu progressivamente, atingindo níveis recordes no último ano.

O projeto forma rodas de conversa que levam informação e suscitam o debate de assuntos importantes, presentes no cotidiano desses jovens. Os temas passam por sexualidade, relacionamentos familiares e expectativas e anseios, dentre outros. O grande diferencial é que a informação é levada de maneira leve e no ritmo dos alunos, permitindo que eles possam compartilhar situações que impactem em sua maneira de viver e de se desenvolver. As propostas de intervenção aos problemas são sugeridas na própria roda, o que beneficia todos os alunos.

Casos considerados mais graves são direcionados ao atendimento clínico, particularizado, que inclui psicoterapia. Contudo, segundo a psicóloga, na grande maioria das vezes, não há necessidade de encaminhamento e os problemas são solucionados nas próprias rodas.

O principal benefício, para o aluno, é promover a melhoria na qualidade emocional, prevenindo o sofrimento mental e visando a construção de um desenvolvimento saudável.

“O mais legal foi eu me certificar de que eu estava no caminho certo”, comemora a psicóloga que, recentemente, passou por um treinamento com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O Agregar é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia