Semana da Consciência Negra reúne palestra, filme e debate

Compartilhe:

Uma agenda repleta de atividades para mobilizar a população de Catanduva. A segunda edição da Semana da Consciência Negra já teve início e segue até o domingo, 24. A programação gratuita reúne palestra, filme e debate, uma maneira de mostrar a luta dos negros e estimular o importante papel da conscientização.


Taise Aparecida Braz, membro do Movimento Negro de Catanduva.

“O intuito da Semana da Consciência Negra é trazer para a sociedade a reflexão de pautas da população negra em prol de uma realidade igualitária, de tratamento e oportunidades. Através das atrações, fomentamos o resgate cultural, debatemos sobre o contexto histórico e medidas para erradicação da desigualdade social”, explica Taise Aparecida Braz, membro do Movimento Negro de Catanduva.

Com abertura oficial na Parada da Diversidade, as atividades se aliaram também ao “Dia de Sonhar”, nesta terça-feira, dia 19, no Jardim Alpino. A parceria se transformou em oficinas da cultura afro com pintura étnica, abayomi e turbante.

Nesta quarta-feira, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, será apresentado o filme “Nossas Contas”, do diretor catanduvense Rafael Back. A exibição será a partir das 19h30, no auditório da Biblioteca Municipal.

“Religiões de Matriz Africana e Intolerância Religiosa” será o tema abordado em palestra sediada no Auditório dos Bancários, às 20 horas da sexta-feira, dia 22.  No sábado, 23, a partir das 9 horas, uma tenda multicultural será montada na Praça da República, num espetáculo de cor e curiosidades sobre a cultura afro.

No encerramento, no domingo, 24, o projeto Vamos Falar Sobre abordará o “Enfrentamento ao racismo” e Kizomba (piquenique), a partir das 17 horas, na Praça da Matriz. Para participar, basta levar um prato de doce ou salgado e bebida não alcoólica.

A programação é organizada pelo Movimento Negro de Catanduva (MNC), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, do Conselho Municipal LGBTQI, PVE e Sindicato dos Bancários. Para acompanhar as atividades do movimento, basta acessar www.facebook.com/movimentonegrodecatanduva

Compartilhe:

Post Author: blogdasonia